Cultura Artística lança temporada com 10 atrações

por Redação CONCERTO 01/10/2019

Pianistas estelares e duas sinfônicas estão entre os destaques; série Violão terá continuidade no Masp

A centenária Cultura Artística, uma das principais entidades promotoras de música clássica do país, apresenta a sua temporada internacional para 2020. Como de costume, serão 10 atrações na Sala São Paulo, de recitais solo passando por música de câmara até duas orquestras sinfônicas. A temporada também festejará os 250 anos de Beethoven.

A série abre em março com o francês Trio Wanderer. Um dos mais aclamados trios para esta formação – violino, violoncelo e piano –, com apresentações nos mais prestigiosos palcos do mundo, o Trio Wanderer fará um repertório com seis trios de Beethoven. 

A atração seguinte, em abril, é a Orquestra de Câmara Nouvelle Europe, formada por jovens músicos que residem na França, que tem direção artística de Nicolas Krauze. Com obras de Beethoven e Mendelssohn, as apresentações contarão com solos da premiada violinista russa Alena Baeva. Também em abril, sobe ao palco da Sala São Paulo o Quarteto Hagen, grupo alemão reconhecido como um dos principais da atualidade, que fará dois programas: um, com Shostakovich, Puccini e Mendelssohn; e um segundo, apenas com quartetos de Beethoven.

Eleito artista do ano pela revista Gramophone em 2016, Daniil Trifonov é um dos grandes destaques da temporada e se apresenta em junho. Aos 28 anos, Trifonov, que também é compositor, já é uma celebridade internacional que frequenta os principais palcos do mundo. 

O primeiro semestre se encerra com a apresentação da Orquestra Nacional Russa, sob regência do maestro ucraniano Kirill Karabits. A orquestra fará obras do repertório russo e contará com a participação do pianista Nicolai Luganski, conhecido do público paulistano por outras ótimas apresentações que já fez no Brasil.

Daniil Trifonov [Divulgação]
Daniil Trifonov [Divulgação]

A temporada segue com o violoncelista Gautier Capuçon, que realiza recital em duo com o pianista Jerôme Ducros, em setembro. Reconhecido por sua musicalidade e virtuosismo, Capuçon toca em um violoncelo histórico de Matteo Goffriller, de 1701. Ainda em setembro, apresenta-se a Orquestra Sinfônica de Bamberg, sob direção de seu regente titular tcheco Jakub Hrusa. As apresentações terão a participação do pianista polonês Piotr Anderszewski, outra estrela internacional dos teclados.

Em outubro, é a vez de um recital solo de mais uma pianista que vem arrebatando plateias pelo mundo, a georgiana Khatia Buniatishvili. Aos 33 anos, a pianista já tem uma carreira consagrada com premiadas gravações pelo selo Sony. 

No mesmo mês, a Cultura Artística programa a volta do contratenor Philippe Jarousky ao lado do conjunto barroco Concert de La Loge – os músicos fizeram memoráveis apresentações na temporada de 2016. Para os amantes da música do barroco, será a cereja do bolo.

Finalmente, encerrando a temporada em novembro, apresenta-se na Sala São Paulo a famosa orquestra de câmara inglesa Academy of Saint Martin in the Fields, liderada pelo seu atual diretor musical, o violinista virtuose Joshua Bell. O repertório terá obras de Beethoven e o Concerto para violino de Tchaikovsky. Antes, em concerto extra-assinatura, o aclamado tenor polonês Piotr Beczala faz sua estreia no Brasil.

Khatia Buniatishvili [Divulgação]
Khatia Buniatishvili [Divulgação]

Violão

A Cultura Artística também dará continuidade a sua Série de Violão, que reúne grandes intérpretes do instrumento em recitais no Auditório do Masp. Em 2020, a série terá cinco apresentações, e se inicia em 31 de março com o excelente duo brasileiro Siqueira Lima. 

Em maio, é a vez do virtuose macedônio Zoran Dukic, vencedor dos prestigiados concursos Andrés Segovia, em Granada, e o de Palma de Mallorca. O montenegrino Goran Krivokapic, que já trabalhou com conjuntos como a Sinfônica de Moscou, a Orquestra Filarmônica de Turim e a Filarmônica de Belgrado, é a atração de junho

Em setembro, sobe ao palco do Masp o russo Igor Klokov, que acaba de vencer o Festival de Koblenz e é um dos talentos mais promissores da nova geração. A Série de Violão encerra em novembro com o violonista, compositor e professor brasileiro João Camarero, vencedor do Prêmio Mimo Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3. 


ASSINATURAS

Temporada Internacional Cultura Artística 2020 
Série de Violão 2020

Renovação de assinaturas: de 14 de outubro a 4 de novembro
Trocas para Amigos da Cultura Artística: 19 de novembro
Trocas para demais assinantes: 21 e 22 de novembro
Novas assinaturas de Amigos da Cultura Artística: 28 e 29 de novembro
Novas assinaturas: a partir de 2 de dezembro
Informações: telefone (11) 3256-0223 – www.culturaartistica.org